terça-feira, 30 de outubro de 2012

Sarau Paraler- os Mestres- 25 de outubro

Sei, sei, que 25 de outubro é outra efeméride, Dia do Dentista, pela qual também recebo cumprimentos, mas o mês é também dos Mestres.
Então foi no dia 25 que fizemos o sarau em homenagem aos mestres.
Um evento que prezo por dar a oportunidade de expressão aos novos talentos descobertos e estimulados por seus mestres em cada escola.
São minhas parceiras constantes a Maris Ester, presidente da Casa do Poeta de Ribeirão Preto e coordenadora da sala de leitura da EE Diva Tarlá, uma escola localizada em um bairro distante , o Ribeirão Verde e a Heloísa Martins Alves, coordenadora e professora da EE Otoniel Mota, escola da região central da cidade.
Os jovens trouxeram textos escolhidos e produções próprias , uma amostra de seus talentos, música e arte dramática, trabalhos premiados e a platéia formada por professores, alunos, escritores e interessados os acolheu com o merecido respeito.
Eu me emociono e me surpreendo sempre e a tônica da noite foi essa: emoção.
Vi olhos brilhando, abraços sinceros rescendendo a despedidas, sorrisos de feliz partilha, bocas abertas de espanto e surpresa.
Aplausos muitos.
O texto de abertura foi uma carta escrita ao jornal da cidade por um advogado sobre a sua ex-professora, a famosa Dna Florianete,  por ocasião de sua morte.
Algumas frases costuraram os temas, mas o show mesmo foi da platéia/palco.
Senti-me desnecessária, o sarau aconteceu sem mando, espontâneo. E isso foi ótimo! Sinto-me realizada e por isso sou grata.
Sou grata à Marylene Barrachini  que nos abre as portas numa manifestação de generosidade ímpar e à toda  sua equipe que faz acontecer.
Sou grata às parceiras, aos alunos, aos fiéis colaboradores que sempre apoiam o evento, aos escritores presentes e sua valiosa contribuição.
Desta vez fui alvo de homenagens, Leda leu um poema meu, Graça fez um acróstico com meu nome.
Sinto-me honrada. Obrigada.
Bordando toda a cena tivemos a Graça Abreu cantando divinamente acompanhada pelo filho ao violão numa parceria de sangue. Foi pouco, Graça é um deleite e queremos mais.
Como fecho perfeito o Fabio trouxe cenas de filme alusivas a data e assim o sarau ganhou até cinema.
Deixo aqui as frases e as fotos, registro dos bons momentos.
"

 Aprender é uma das minhas ocupações prediletas, por isso amo professores, e mesmo não sendo uma, tenho convivido  com eles por questões de trabalho, por 23 anos.
Cuidemos das sementes, cientes que as dispersamos constantemente e não sabemos, nem temos idéia,do alcance delas.
Na vida temos muitos mestres, e não é porque saímos da escola que deixamos de tê-los. Todos ensinam e tem a capacidade de aprender.
 Mestre é aquele a quem você pode recorrer, seja pessoalmente, em memória, ou mesmo através deste instrumento tão especial, que é o livro.
Ensina-se formalmente, giz , lousa, instrumentos. Ensina-se pelo exemplo, pela convivência, pelo afeto e pela repulsa.
Aprender é para sempre, é eterno.
Cada situação, boa ou ruim, nos traz a oportunidade de ganho de saber. Cada ato demanda uma resposta, que nem sempre temos pronta, aí temos que ir aprender."



Nenhum comentário:

Postar um comentário